Fazendo Curvas

Após esse período participando de provas de critérium, entendi que aprender a entrar nas curvas com velocidade é algo vital e também nada fácil! A maioria das provas acontecem em circuitos “hot dog”, ou seja, acontecem em uma via e tem 2 curvas “u”, sendo uma em cada extremidade. Assim as provas acontecem “esticando” até o ponto onde se entra na curva e arrancando logo após as mesmas, o que exige uma certa habilidade e técnica.

Quando em uma curva o ciclista deve manter-se no selim, exercendo pressão sobre o pedal externo com a perna reta e dobrar os braços relaxando os ombros.  Coloque pressão no drop, um pouco mais pro lado interno da curva. Ou seja, quando uma bicicleta está inclinada para a esquerda, e você pressiona mais o drop  a partir da queda direita, você quer “empurrar” o pneu para que o mesmo agarre mais no chão.

É importante saber pedalar com outros ciclistas ao seu redor, principalmente pelo ápice da curva. O ideal é entrar na curva de forma a tangenciá-la. Isso é bem difícil durante a prova, pode vir um ciclista pelo lado de dentro e derrubar todo o pelotão.

cornering
Foto: Cycling Tips

É importante entender a velocidade de entrada necessária nos cantos, mas sem abrir muito a curva,  para que você freie o mínimo possível. Mantenha a cadência em torno de 95-100 RPM e antecipe a mudanças de marchas para não arrancar muito pesado e perder impulso na saída. E na saída, sempre olhar pra frente (nunca pro chão) pra procurar seu ponto de saída.

Como tudo nos esportes, você precisa praticar esses movimentos constantemente para que se tornem naturais. Um bom começo pode ser um treino de circuito na semana para entender na prática os movimentos que descrevemos.

Quer saber mais? Aqui tem o texto na íntegra https://cyclingtips.com/2015/01/how-to-become-a-better-criterium-racer-2/

Foto em destaque: Renan Bossi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s