Criterium – Shimano Fest 2016

Domingo, dia 25 de Setembro, acontecerá o Criterium Shimano Fest 2016 e você sabe como é uma prova no formato criterium ou “crit”?

“Um critérium é um tipo de corrida ciclista amadora ou não oficial, disputada num circuito curto e fechado ao trânsito com frequência nas ruas de uma cidade, na que competem ciclistas profissionais com não profissionais sendo algumas vezes -dependendo do número de participantes- maioria os não profissionais.” (fonte: Wikipédia).

Por serem mais curtos, também são mais rápidos e exigem muita técnica! As qualidades físicas e táticas dos atletas nessas competições são bem diferentes do que as exigidas em corridas de estrada.  Os criteriuns ou “crit” são sempre um espetáculo emocionante para a plateia que assiste.

Geralmente, os circuitos tem tamanho inferior à 5km e os atletas fazem várias voltas por um certo período de tempo e, em seguida, completam um determinado número de voltas. Por exemplo: 60 minutos e mais 3 voltas.  No Caso do Shimano Fest, será por pontos, por isso, sugerimos a leitura do regulamento no site com atenção.

Abaixo, selecionamos alguns comentários e dicas traduzidas de Frank Overton , dono e treinador da Fascat Coaching, para um corrida de critérium de forma geral.

  • Os primeiros 20 minutos serão rápidos e furiosos, com ataques e arrancadas. As atletas mais fortes e algumas que se “encaixam” e conseguem se manter nesse ritmo formam o primeiro pelotão. Mas apesar disso, é importante usar de técnicas e guardar energia para o final, quando geralmente a corrida se define.
  • Cuidado nas curvas! Concentre-se na saída da curva, mantenha as mãos no drop  e coloque seu peso sobre o pedal do lado de fora, com o pé na posição de 6 horas. Isso reduz o seu centro de gravidade e aumenta a estabilidade. Não tente ultrapassar pelos cantos internos, você pode derrubar todo o pelotão.
  • Poupe sua energia e não tome a frente do pelotão a não ser que haja uma boa razão para isso. Se for atacar, faça quando o pelotão menos espera. Leia a corrida, veja onde os mais fortes estão e para onde se movem. Se for começar uma fuga, o ideal é que tenha outros atletas trabalhem junto com você ou, se não tiver forças o suficiente, o pelotão vai te alcançar e você só vai ter se cansado.
  • Evite a sobreposição de rodas. Você é responsável por sua roda dianteira. Se alguém na frente de você muda de faixa e bate em sua roda, isso é culpa sua! E, provavelmente você ira cair.
  • Tenha foco na última volta. Se chegar lá entre os top 10, aos 200m deita no drop, baixa a cabeça e dê tudo! Falo 200m por ser o mais usual, a não ser que você tenha a qualidade de um Cancellara e faz um sprint de 1km. O importante nesse momento é calcular onde seu sprint vai alcançar a maior velocidade.

Lembrando que este critérium da Shimano Fest é uma corrida por pontos, as disputas serão mais intensas pois haverá spints a todo momento! A primeira largada será às 7:00 horas e haverá separação por categorias: Open Speed – Federado e não Federado, Open Fixa, Open Pró – Federado.

Ah, e se for sua primeira corrida, recomendamos que também leia  9 de Julho – antes da prova. Nos vemos domingo!

Se ainda estiver curioso sobre o “crit” aqui as fontes de pesquisa e outros sites legais

http://cyclingtips.com/2015/01/how-to-become-a-better-criterium-racer-2/  http://bicycling.about.com/od/glossarydefinitions/g/Crit_defined.htm  http://www.bicycling.com/training/fitness/race-criterium    http://cyclingtips.com/2011/11/breakaway-strategies/

Ilustração Gianluca Fallone

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s