Dica YCC – No Pelotão

Amanhã é feriado e é dia de sair para pedalar  com os amigos. Pedalar em grupo, ou em pelotão, é sempre muito divertido! Porém, mesmo em pelotões pequenos, é muito importante que todos conduzam suas bicicletas de forma PREVISÍVEL, isso pode evitar muitos acidentes. Sair em grupo é socializar com os amigos e divertir-se!

Abaixo seguem listados alguns pontos copiados do livro “Lance Armstrong Programa de Treinamento”

Etiqueta:

  • O líder é responsável por alertar o grupo quanto aos perigos à frente, como buracos, cacos de vidro e outros detritos encontrados na estrada.
  • Os membros do grupo compartilham as informações, passando-as verbalmente até chegar no último componente….

Técnicas de grupo:

….Evite desvios. Apesar da regra de não fazer a roda dianteira de sua bicicleta ultrapassar a roda traseira da que estiver à sua frente, isso acontecerá de vez em quando. Se você desviar e tocar rodas, o ciclista que estiver atrás cairá. para evitar desvios, passe por cima de pequenos obstáculos que você normalmente evitaria se estivesse sozinho. Objetos maiores, como um carro ou algum detrito, requerem um aviso oral e orientação sobre qual a direção desviar.

Seja previsível ao virar. Siga o eixo da curva ao virar. Comece abrindo e feche em seu meio e depois abrir de novo. 

Prepare-se para as subidas. Nas subidas, uma gafe comum entre ciclistas é “coicear” a bicicleta que se encontra imediatamente atrás. Isso ocorre quando o ciclista da frente levanta do selim. Ao levantar-se, seu ritmo automaticamente diminui, fazendo a velocidade diminuir também. A roda dianteira do ciclista que se encontra atrás bate na roda traseira do ciclista à frente, causando queda do primeiro. Entretanto isso pode ser evitado. Ao avistar uma subida, antes de levantar-se do selim, passe para uma marcha imediatamente superior, compensando assim a cadência mais lenta e evitando que sua bicicleta se mova para trás em relação aos outros ciclistas…

Aproveitem o pelotão e divirtam-se!!!!

fonte: Armstrong, Lance. Lance Armstrong – Programa de Treinamento/ Lance Armstrong/ Chris Carmichael e Peter Joffre Nye. São Paulo: Gaia 2006

foto: Pelotão do Jóquei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s